Berçário

Para crianças dos 4 meses a 1 ano

O berçário da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer dá resposta a 27 bebés dos 4 meses a 1 ano. Sito na Rua Francisco Magalhães na Vila Alta, o berçário funciona numa vivenda adaptada de modo a dar a melhor resposta às necessidades dos nossos bebés.
Pertença da Santa Casa desde 1996 este edifício funcionou primeiramente como CATL, no entanto em 1997 foi transformado em berçário de acordo com as normas para a creche emanadas pelo Instituto da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Simpático, acolhedor e aconchegante este edifício tem 3 salas de bebés todas elas divididas em salas berço e salas parque. Conta também com 2 copas de leite e um pequeno parque infantil.

De coração e braços abertos para receber e cuidar da melhor maneira possível os bebés encontra-se uma equipa de sete pessoas que cada dia e em parceria com a família contribui para o melhor desenvolvimento de cada uma das crianças, tendo em conta o ritmo, as necessidades e os interesses de cada um.

Creche Chemina

Para crianças dos 1 aos 2 anos

A funcionar num edifício adaptado, anteriormente pertença da Fábrica de Lanifícios Tejo, tem a capacidade para 74 crianças que se dividem em 4 salas de 1 ano, com 14 crianças cada e uma sala de 2 anos para 18 crianças.

Diariamente as crianças que frequentam esta resposta social podem contar com a colaboração de 11 profissionais, entre docentes e não docentes que se empenham a cada dia em dar o melhor de si.

A nossa ação tem em consideração o superior interesse da criança vendo cada uma delas como um aprendiz ativo e efetivo com ritmo e necessidades próprias e únicas.

Promovemos um ambiente responsivo, reflexivo de segurança afetiva e física que visa proporcionar o bem estar e o desenvolvimento global e equilibrado das crianças que frequentam a creche.

Como modelo pedagógico, e transversal a toda a instituição, temos por base o Movimento da Escola Moderna (MEM), o qual pressupõe construir a formação democrática e o desenvolvimento socio moral das crianças, assegurando a sua participação na gestão do currículo.

Creche Santa Clara

Para crianças dos 4 meses aos 3 anos

Localizada na Alta de Lisboa, na Rua Otávio Pato, nº10 a Creche Santa Clara tem a capacidade para receber 84 crianças dos 4 meses aos 3 anos.

Esta creche na freguesia de Santa Clara, de construção moderna é constituída por 2 salas de berçário, 2 salas de 1 ano e 2 salas de 2 anos.

Existindo uma preocupação crescente com as crianças nos seus primeiros anos de vida, e com a qualidade do contexto onde esta é inserida, pretendemos que as crianças que frequentam a creche se desenvolvam num ambiente de excelência.
Neste sentido, temos como objetivo a melhoria permanente da qualidade dos serviço que prestamos, tendo por base de trabalho o Manual de Qualidade em Creche da Segurança Social, transversal a toda a instituição.

Conta com uma equipa de profissionais sempre disponíveis para da melhor forma contribuir para o crescimento harmonioso de cada uma das crianças, identificando as suas necessidades, capacidades e interesses numa perspetiva de que cada um é um ser único e individual.

Creche Sementes do Mundo

Para crianças dos 4 meses aos 3 anos

A creche Sementes do Mundo, encontra-se localizada na rua Duarte Vidal, nº 8 no Lumiar.

Esta creche, embora localizada na cidade de Lisboa é pertença da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, desde outubro de 2014. Dá resposta a 84 crianças dos 4 meses aos 3 anos.

As experiências e vivências das crianças, nos seus primeiros anos de vida, são fundamentais para a formação pessoal de cada uma e para a construção da sua identidade.
Um ambiente de qualidade e preponderante para o desenvolvimento físico , afetivo e intelectual de cada um.

Aqui cada uma das crianças pode encontrar as condições necessárias para se desenvolver de uma forma harmoniosa e equilibrada. Desde a estrutura física, à equipa de profissionais tudo contribui para que as crianças possam e sejam com certeza mais felizes.

Pré-Escolar

Para crianças dos 3 aos 6 anos

Inaugurado em 1984 o Centro Infantil e Juvenil é um edifício construído de raiz com o objetivo de dar resposta às crianças que por ele têm passado.
Ao longo dos anos tem existido a necessidade de se fazerem ampliações e reestruturações de modo a responder às necessidades das nossas famílias e crianças, tornando-o num espaço rico em desafios que promove aprendizagens significativas.

O edifício do Centro Infantil conta com 13 salas sendo que 4 são de creche (2 anos) e as restantes 9 salas são de pré – escolar (dos 3 aos 6 anos). Neste edifício encontram-se também as crianças de CATL. Tudo isto traduz-se num total de 360 crianças que contam com o apoio cerca de 50 pessoas entre docentes, não docentes, pessoal auxiliar administrativas, cozinheiras e motoristas.

Sendo o jardim de infância mais do que um espaço de brincadeira o centro infantil rege a sua ação pedagógica numa lógica de articulação de saberes onde cada uma das crianças é um ser ativo, participativo e fazedor da sua própria aprendizagem. O espaço exterior assume especial importância. Na horta pedagógica, na quinta ou no bosque podem-se fazer verdadeiras aprendizagens, que vão muito para além das 4 paredes de uma sala. Em cada um destes espaços as crianças têm um contacto privilegiado com a natureza onde podem acompanhar o seu ciclo. Plantar, tratar dos animais, vê-los nascer e crescer, cuidar do espaço são algumas entre muitas atividades que se podem fazer.

Às nossas crianças são também “oferecidas” algumas atividades extra curriculares que acreditamos que enriquecem cada um. Assim no nosso dia a dia para além das vivências extraordinárias em espaço de sala as crianças podem ter ainda ginástica, inglês, yoga e música.

Promover a aprendizagem de valores, atitudes e competências cognitivas e sociais numa perspetiva de que cada uma das crianças desenvolva capacidades nos diferentes níveis do saber, o saber-ser, saber- estar e saber –fazer, são o nosso verdadeiro desafio.

Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)

Para crianças dos 6 aos 12 anos

Com o intuito de dar resposta às necessidades das famílias e das crianças dos 6 aos 12 anos de idade, o Centro Infantil e Juvenil conta ainda com a resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

Com esta resposta social as crianças dos 6 aos 12 anos e após a frequência do ensino básico podem usufruir na Instituição de um sem número de atividades lúdicas, num ambiente estimulante e desafiador, que promovem na criança e jovem o espírito critico, a iniciativa e a responsabilidade, preparando-os assim para a vida.

Nas interrupções letivas são planificadas atividades especificas que aliam a cultura ao divertimento e preenchem assim as férias das crianças que frequentam o CATL de uma forma muito rica e desafiadora.

Pretendemos que as crianças tenham um vasto leque de experiências que os vai enriquecer enquanto seres em construção.

As crianças de CATL podem também usufruir de todo o espaço exterior, a quinta a horta e o bosque, o que lhes permite um contacto diário e direto com a natureza, permitindo-lhes relaxar após um intenso dia de aulas.